Em Gramado tudo é charmoso, romântico e convidativo. É aquele lugar que te deixa com vontade de ficar e retornar mais vezes. Conhecida pelo frio e até pele Neve, a cidade é pequena e você consegue fazer quase tudo a pé, então conhecer os principais pontos turísticos, fica fácil.

  • Avenida Borges de Medeiros, é ali que tudo acontece e é onde você vai encontrar os demais pontos turísticos abaixo; alias, um dos pontos carimbados para tirar foto são os termômetros, não deixe de registrar esse ícone da cidade, ainda mais se a temperatura estiver bem baixa.

 

  •  Rua Coberta, tem uma cobertura translucida e algumas plantas pendentes. Além de alguns restaurantes e comercio geral; a noite ela fica iluminada e traz o movimento das pessoas passeando e jantando nos restaurantes abertos. No inverno ela fica ainda mais charmosa, além da iluminação local, tem a luz natural dos aquecedores, os pelegos nas cadeiras e um bom vinho.
  • Palácio dos Festivais é o lugar onde é celebrado o Festival de Cinema de Gramado e que atrai artistas nacionais e internacionais durante o período do festival, além de muitos turistas e a imprensa. Ele fica bem frente a Rua Coberta.
  • Igreja matriz São Pedro, fundada em 1913, chama atenção por sua estrutura de pedra basalto e por seus discípulos na entrada da igreja. Dentro da igreja conseguimos ver os vitrais e sua arquitetura romana.

  • Fonte do Amor Eterno, uma fonte cheia de cadeados, onde os casais apaixonados lacram seu amor e fazem juras eternas.
  • Praça Major Nicoletti, conta com comercio local e parreiras que dão charme a praça. Embaixo das parreiras você pode se sentar tranquilamente nos bancos e se distrair com o movimento de pessoas nas lojas de chocolates e suvenires. 

  • Mundo do Chocolate, um lugar com esculturas de chocolates, como a Torre Eiffel, Pirâmides do Egito, Esfinge, Estatua da liberdade, Cristo Redentor, etc. O estabelecimento todo tem um aroma incrível de chocolate e ele pertence ao grupo Lugano, uma das marcas mais fortes da cidade em relação aos chocolates. Ao final do passeio você pode degustar de alguns sabores de chocolates feito por eles. Vale lembrar que a entrada por pessoa é R$35,00 (Valor cobrado em 04/2017)

  

  • Lago Negro, tem esse nome por conta das árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha. Na caminhada em volta do lago você aprecia a paisagem e ainda pode encontrar carismáticos patinhos. E se quiser ainda pode fazer um passeio nos pedalinhos em formato de cisnes. 

 

  • Praça das Etnias, a praça reúne três casas típicas de imigrantes Italianos, portugueses e alemães. A manhã passa até mais devagar nessa praça.

 

  • Casa do Colono, com produtos típicos da região produzidos no interior da cidade. Uma perdição para quem gosta de salames, queijos, geleias e etc.

  • Fornos, colonos assam cucas e pães fresquinhos no centro da cidade além do famoso apfelstrudel. Um passeio de manhã pelo centro e você consegue sentir o cheirinho dessas delicias. Funcionam sexta, sábado e domingo.
  • Vinícola Ravanello, para quem tem poucos dias é uma ótima opção de passeio, a visita começa nos vinhedos até o engarrafar dos vinhos e espumante. Durante o passeio sobre o processo de fabricação de vinhos você pode degusta-los e ao final você encontra todos os rótulos na loja da vinícola. O passeio custa em média R$ 30,00.
  • Lojas de chocolates, por onde você andar você vai encontrar uma loja, aproveite a caminhada tranquila para fazer as compras dos suvenires, você com certeza vai se arrepender de não trazer nenhum no caminho de volta pra casa.

 

Valores e informações com base em Abril/2017.