A viagem de férias perfeita seria aquela que saísse tudo como planejamos, mas as vezes acontecem algumas situações que fogem do nosso controle e podem atrapalhar “um pouquinho” por isso é bom estar preparado.
Nesse post vamos falar especificamente sobre o ponto de partida e chegada, o aeroporto e as regras nacionais. Separamos 4 situações que podem interferir na sua viagem e que são razoavelmente comuns e nós vamos te explicar O que é; e Como Proceder.

CHECK-IN, ASSENTO E BAGAGEM

O que é?

O check-in é o registro de entrada do passageiro, ou seja, é a confirmação de que você estará no voo, ele pode ser feito por meio digital nos aplicativos, site da cia aérea ou presencialmente no balcão e totens de autoatendimento da cia aérea no aeroporto.

É nesse momento do check-in que você confirma seus dados, despacha a bagagem (se for o caso) e escolhe os assentos gratuitamente;

Após realizado o check-in você terá seu cartão de embarque que dá acesso a sala de embarque.

Em casos de passageiros que viajam somente com bagagem de mão, verifique se a mesma está dentro das regras e limites da cia aérea escolhida e apresente-se no portão de embarque com no mínimo 30 minutos de antecedência;

Normalmente o check-in começa 48h antes do embarque, se você não tem bagagem para despachar, é aconselhável fazer o check-in on-line e garantir o assento gratuito.


E quais são os meus direitos?

Atualmente as cias aéreas cobram pela compra antecipada do assento e despacho de bagagens, esse valor varia conforme a tarifa escolhida, normalmente as tarifas promocionais não dão direito ao despacho de bagagem e nem marcação de assento antecipada, por isso é importante ler as regras da tarifa comprada.

CANCELAMENTO OU ATRASO DE VOO

O que é?

Cancelamentos e atrasos de voos são muito comuns e eles podem acontecer por diversas situações, porém, é obrigação da cia aérea informar ao passageiro imediatamente o motivo do cancelamento e/ou atraso, em casos de atrasos ela deve atualizar os passageiros a cada 30 minutos sobre.

E quais são os meus direitos?

Em caso de cancelamento de voo ou atrasos superiores a 4 horas a cia aérea deve oferecer ao passageiro reacomodação no próximo voo seja por ela ou por uma cia terceira sem custo adicional.

Nos casos que o tempo de espera entre um voo e outro seja maior que 2h a cia aérea deve disponibilizar um voucher para alimentação e se ultrapassar mais de 4h um voucher de hospedagem para casos de pernoite, ou transporte gratuito ida e volta até sua residência.

 A cia também pode oferecer reembolso integral ou parcial e esse deve ser solicitado no aeroporto no momento da informação de cancelamento e/ou atraso. Vale lembrar que essas informações têm aspectos diferenciados dependo se você está no aeroporto de origem ou de escala e conexão.

– Eu tenho como saber se meu voo foi CANCELADO ou se está ATRASADO antes do embarque?

Em caso de alteração de voo antes do check-in a cia aérea entrará em contato por e-mail, telefone e app para opções de remarcação e reembolso. Também é possível acompanhar o status do seu voo a partir do app ou site da cia aérea e nas salas de embarque por meio dos telões.

EXTRAVIO DE BAGAGEM

O que é?

Extravio de bagagem é quando sua mala não chega ao seu destino, se perde, é furtada ou levada por engano por outro passageiro e isso pode acontecer por diversas situações:

Conexão, devido ao tempo curto de algumas conexões você troca de aeronave e a bagagem não, ela acaba ficando na aeronave;
Perda de identificação de bagagem, sua bagagem passa por muitas mãos até voltar pra você na esteira e se ela tiver apenas aquela etiqueta que a cia aérea coloca no momento do despacho, pode ser mais difícil de encontrá-la;
Furto, esse pode ser interno dentro da sala de embarque ou externo na área de taxi, ônibus e na esteira de bagagens e essa inclusive pode ser intencional ou por engano, como as bagagens são muito parecidas acontece dos passageiros pegarem a bagagem achando que é sua e só se dar conta quando chegam ao seu destino.

E quais são os meus direitos?

 Antes de mais nada, se você percebeu que sua bagagem não chegou ou chegou danificada vá imediatamente ao balcão da cia na área do desembarque e comunique o funcionário, muito provavelmente eles vão te dar um formulário a ser preenchido e começaram o processo de busca da sua bagagem.

A cia aérea tem um prazo de 7 dias úteis para restituir sua bagagem e em casos de não encontrar eles devem indenizar o passageiro em até 7 dias.

Se você estiver fora do seu domicílio a empresa deve pagar um ressarcimento que é definido por cada empresa, pelo período que você está sem sua bagagem.

Para as bagagens danificadas a cia aérea deve reparar o dano da bagagem ou substituir por outra equivalente e em caso de violação pagar indenização.

Tenho como prevenir o EXTRAVIO da bagagem?

Bagagem com cores diferentes, capa personalizadas, fitas coloridas, cadeados e até rastreadores podem ajudar a prevenir o extravio, e no caso de bagagens de mão, manter elas sempre por perto e não descuidar em nenhum momento.

OVERBOOKING

O que é?

Overbooking é um termo em inglês que traduzido significa SOBREVENDA, ou seja, houve mais vendas de assentos do que a capacidade da aeronave.

Tal prática pode ser ocasionada propositadamente pela empresa, que vende ativamente o serviço para compensar consumidores faltantes ou pode acontecer de forma acidental dado um grande número de variáveis nas operações.

E quais são os meus direitos?

A cia aérea tem a responsabilidade de reacomodar o passageiro no próximo voo, sendo essa reacomodação pela própria ou por cia aérea terceira.

Nos casos que o tempo de espera entre um voo e outro seja maior que 2h a cia aérea deve disponibilizar um voucher para alimentação e se ultrapassar mais de 4h um voucher de hospedagem.

É comum que a cia procure por voluntários que queiram “desistir” do seu voo em troca de milhas, passagens aéreas, diárias em hotel e etc e caso não haja voluntários e possível que seja feito um sorteio entre todos os passageiros e seja oferecido o mesmo ou mais aos sorteados.

– Eu tenho como saber se meu voo teve OVERBOOKING antes do embarque?

Infelizmente não, inclusive nós como agência também não temos como saber, essa informação é fornecida no momento do check-in ou já na sala de embarque no aeroporto.

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